terça-feira, 28 de outubro de 2008

Nova entidade visa atender futura demanda de produção de cana-de-açúcar de usina de álcool que se instalará em Bom Jesus


Bom Jesus do Itabapoana, no noroeste fluminense, vai ganhar uma cooperativa de produtores de cana-de-açúcar. No dia 28 de julho, foi finalizada a formatação do estatuto da cooperativa, que conta com o apoio do Sebrae no Rio de Janeiro e que deverá estar legalizada ainda no mês de setembro. A cooperativa terá como principal cliente a usina de álcool Agroindústria Bom Jesus do Itabapoana S.A. (Abisa), cuja pedra fundamental foi lançada no mês de junho.

A idéia de criar a cooperativa surgiu como forma de atender a uma demanda que será criada localmente a partir da instalação da usina. Para viabilizar o investimento, serão necessários cinco mil hectares de terras plantadas. O projeto deve gerar 1,2 mil empregos diretos e 4,8 mil indiretos, envolvendo produtores rurais do município e também de cidades vizinhas.

Está prevista, no primeiro ano de atividades, uma receita de R$ 120 milhões, com a produção de 160 milhões de litros/safra. Posteriormente, a usina iniciará a produção de açúcar. O investimento total foi avaliado em R$ 100 milhões, sendo que 80% será financiado pelo BNDES (40% para a produção de cana e 60% para a construção da usina). Os recursos serão disponibilizados quando houver garantia de produção suficiente de matéria-prima através da cooperativa. Paralelamente ao plantio da cana, os produtores poderão diversificar a cultura com maracujá e abacaxi.

A safra de cana deverá coincidir com o término das obras da usina, previsto para abril de 2007, quando o empreendimento entrará em pleno funcionamento. Já existe inclusive uma política de venda antecipada de 80% da produção de álcool para o Japão e a China. No projeto da usina, consta também a instalação de uma termoelétrica, que vai gerar energia própria oriunda do bagaço da cana.

Nenhum comentário: