terça-feira, 6 de julho de 2010

Cimena Para Todos: Bom Jesus do Itabapoana é destaque.

Cinema Para Todos, que atingiu a marca de 210 mil alunos e educadores beneficiados, desde sua criação em novembro de 2008. Somente este ano 60 mil estiveram nos cinemas prestigiando filmes nacionais. Bom Jesus de Itabapoana está sendo o município com o melhor desempenho em 2010 e apresenta um percentual de 71% de aproveitamento dos vales-ingressos.

O vídeo a seguir conta com depoimentos de alunos, educadores, das Secretárias e personalidades do cinema nacional como Caio Blat.




O programa CINEMA PARA TODOS atingiu em junho o total de 210 mil ingressos utilizados, somados desde a criação do programa, em novembro de 2008. Alunos e educadores da rede estadual de ensino trocaram os vales ingressos recebidos gratuitamente nas escolas para irem aos cinemas conveniados assistir filmes nacionais como Chico Xavier, Sonhos Roubados, Quincas Berro d´Água, Lula – o filho do Brasil, Utopia e Barbárie e As Melhores Coisas do Mundo neste ano e, na primeira edição em 2008/2009, filmes como Seu Fosse Você 2, Palavra (En)Cantada, Verônica, Orquestra dos Meninos, entre outros títulos, que receberam um público novo e bastante interessado.

Somente na edição de 2010, que começou em março, o CINEMA PARA TODOS, realizado pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Educação, já atingiu a marca de 60 mil ingressos retornados. Entre os alunos que passaram a frequentar os cinemas das suas regiões, muitos nunca tinham ido ao cinema e muitos outros dificilmente têm acesso a atividades culturais, como os estudantes portadores de necessidades especiais que assistiram Lula, o Filho do Brasil, numa sessão para 150 alunos de escolas de Nova Friburgo.

Um dos principais objetivos do projeto é a formação de público para o cinema e o CINEMA PARA TODOS está conquistando cada vez mais alunos e educadores (professores e diretores) com atividades e ações diversas. A edição deste ano trouxe como uma das novidades a realização de oficinas de vídeo-interatividade, que proporcionam aos alunos a oportunidade de experimentar o processo de realização de curta metragens – da escolha do tema até a edição final. Já foram realizadas 28 oficinas, em 10 cidades, com a participação de 210 alunos, entre eles, jovens geralmente excluídos da produção audiovisual como os portadores de deficiência auditiva e visual do Instituto de Educação Ismael Coutinho, de Niterói. As oficinas também incentivam os alunos a continuarem a produzir vídeos com seus celulares e câmeras, a criarem cineclubes e a fazerem atividades que incluam o audiovisual na rotina escolar. Os vídeos realizados são postados no blog do CINEMA PARA TODOS (www.cinemaparatodos.rj.gov.br – link Blog das Oficinas) e, no final do ano, participarão de um concurso. O colégio que mais se destacar nestas atividades também será premiado ao final do ano letivo. As próximas oficinas serão realizadas logo depois das férias, a partir de agosto.

A relação dos estudantes com o cinema está se tornando mais próxima e participativa. Um exemplo disso foi a sessão promovida pelos alunos de Bom Jesus de Itabapoana para exibir os vídeos realizados na oficina do CINEMA PARA TODOS. Eles lotaram a sala do CineMais, o cinema da cidade, com 100 convidados.

Outra atividade tem estimulado bastante a ida dos estudantes ao cinema: são as sessões seguidas de debates com diretores e atores dos filmes. Os alunos vão ao cinema com sua turma da escola, em uma exibição agendada especialmente para eles. O diretor Sergio Machado, que viu duas vezes o cinema Odeon Petrobras lotado, somando 1200 alunos, para assistir seu Quincas Berro d'Água, apóia a iniciativa. “Durante o filme, percebi as pessoas rindo e é importante que as produções cheguem até esse público. O Brasil já produz bastante, mas ainda tem essa dificuldade. Fico super feliz com a proposta do projeto e acho que ele deveria acontecer no país inteiro”, sugeriu Machado. As diretoras Sandra Werneck e Laís Bodansky, a atriz Amanda Diniz, de Sonhos Roubados, Caio Blat e Francisco Miguez de As melhores coisas do mundo, Silvio Tendler, diretor de Utopia e Barbárie, e a atriz Cristina Lago, de Olhos Azuis, também participaram de sessões especiais.

Na edição do ano de 2010, o programa distribuirá 800 mil vales-ingresso e tem a meta de atender 25 municípios. Hoje são beneficiadas diretamente 18 cidades do estado do Rio de Janeiro que possuem salas de cinema comerciais conveniadas ao programa - Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Barra Mansa, Bom Jesus do Itabapoana, Duque de Caxias, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença e Volta Redonda. Os municípios próximos a essas cidades que não possuem cinemas podem ser atendidos através de sessões para grupos de alunos, agendadas previamente, como está sendo feito com Rio das Ostras, Cabo Frio, Araruama, Itaboraí e Vassouras. Os vales podem ser usados todos os dias da semana, em sessões de filmes nacionais (seguindo a programação e funcionamento de cada cinema).

O público atendido pelo Programa será ampliado no segundo semestre a partir da abertura de novas salas de cinema no estado. O Cine Arte Macaé é um dos grandes destaques nesse sentido: a nova sala reabrirá até fim de julho e é um projeto dos mesmos donos do Cine Santa, que hoje é o maior exibidor de cinema brasileiro do país. Além dessa sala, também está prevista a reabertura do cinema de Itaperuna e a inclusão do complexo Severiano Ribeiro recém inaugurado no populoso bairro de Campo Grande, no município do Rio.

Realizado pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Educação, em convênio com o ICEM -Instituto Cultura em Movimento, e em parceria com o Sindicato dos Exibidores e o Sindicato dos Distribuidores, o CINEMA PARA TODOS, além de beneficiar estudantes e promover a formação de público, também estimula a cadeia produtiva do audiovisual e reforça a receita dos cinemas, dos distribuidores e produtores. Cada município conta com pelo menos um promotor, morador da região, responsável por distribuir os vales-ingresso e motivar alunos e professores a participarem do programa.

Por: Adriane Constante

Cometário do Blog: Quero aqui parabenizar a iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, junto com a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação do estado, por esse excelente trabalho que vem sendo desenvolvido principalmente nos interiores, levando a cultura e educação para todos.



Nenhum comentário: