sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O EFEITO WAL-MART NO COMÉRCIO CAMPISTA.

Estava eu dando uma olhada nos Blogs, e concordei com que o nosso amigo Ricardo disse no blog dele.

Fiz o que grande parte dos campistas estão fazendo nesse momento. Indo ou vindo da grande rede varejista Wal-Mart. Constatei que os preços realmente são mais baratos. Gêneros de primeira necessidade e alimentícios com preços 50% menores que no comércio local.

Bem! Nesse momento é que 'mora' o perigo. Com a definição da dispensa dos 6.099 terceirizados, o comércio de Campos ficou fragilizado e os comerciantes estão arcando com inúmeros inadimplementos. Faziam fé no Natal. Pois é, faziam.

Para piorar a situação, o Wal-Mart abre às suas portas as vésperas do Natal. Um dos maiores Símbolos do consumismo mundial. Acho que o CDL não soube proteger bem nossos comerciantes quanto a vinda do Wal-Mart. Trata-se de um duro golpe em nossos tradicionais comerciantes.

No Wal-Mart vende-se de tudo. A competição com o comércio local é desleal. inclusive na possibilidade de suportar um possível inadimplemento.

Quem tem mais chances de suportar um cheque sem fundos? Um comércio varejista de Guarús, do Cidade Luz ou o Wal-Mart? Não sou contra a vinda para nossa cidade de um progressista empreendimento, mas o CDL tinha por obrigação, preparar alguma forma de redução de danos dos impactos de uma grande empresa no comércio local.

Será com certeza um final de ano difícil. O desemprego e a inadimplência de nossa cidade recebe de presente, ao contrário de soluções, um gigante consumista que, por meio de uma política ilusória de crédito irá 'amarrar' muitos e condenará outros tantos de nossos comerciantes à falência.

Nenhum comentário: