terça-feira, 18 de novembro de 2008

Sérgio Cabral lança projetos para o setor agrícola

O governador Sérgio Cabral esteve em Campos, nesta segunda-feira (17/11) pela manhã, em uma solenidade na qual foram anunciadas ações em favor da atividade agrícola de grande, pequeno e micro portes, associada à preservação ambiental.
As medidas incluíram a entrega de incentivo financeiro a agricultores familiares para a promoção de agricultura sustentável nas regiões Norte, Noroeste e Serrana; a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com oito usinas produtoras de açúcar e álcool de Campos; e o lançamento do Plano de Prevenção de Inundações do próximo verão.
O governador, a secretária do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente do Sindicato Fluminense de Produtores de Açúcar Álcool, Gilberto Coutinho, assinaram o TAC para a redução da poluição ambiental da atividade sucro-alcooleira da região. A primeira medida do termo é a criação do setor de gerenciamento ambiental em cada usina.
A secretária do Ambiente anunciou medidas para acabar com as enchentes que ocorrem com freqüência na região. Entre as medidas previstas está o desassoreamento dos canais de irrigação das plantações de cana-de-açúcar.
"A questão ambiental do Brasil sempre foi posta em relação à agricultura como oito ou oitenta: ou se proíbe tudo ou se pode tudo. Nem uma coisa e nem outra. Queremos um desenvolvimento sustentável da agricultura que é a marca do meio ambiente do nosso governo", afirmou Cabral. Na cerimônia realizada na Universidade Federal Rural de Campos, estiveram presentes prefeitos, secretários, agricultores e líderes sindicais. O governador e o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, entregaram, respectivamente, a dois microagricultores, um cheque referente à primeira etapa do programa Rio Rural.
Nesta fase, 204 agricultores familiares, com propriedades situadas em 24 microbacias hidrográficas de 22 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense e em dois da Região Serrana (Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes).
Na segunda etapa, o programa envolverá mais 26 microbacias dos mesmos municípios, beneficiando 7.826 famílias, numa área total de 400 mil hectares.

Nenhum comentário: