terça-feira, 1 de junho de 2010

IBOPE: CABRAL 43%, GAROTINHO 21% E GABEIRA 12%

O levantamento estimulado aponta vantagem do governador Sérgio Cabral (PMDB), que concorre à reeleição, com 43% das intenções de voto, sobre o ex-governador Anthony Garotinho (PR), que ficou com 21% das intenções, e Fernando Gabeira (PV), com 12%. Mas apesar de a pesquisa sinalizar que Cabral, aliado de Dilma no estado, poderia vencer no primeiro turno, o número de eleitores que não sabem em quem votar para governador é grande. Somados, chegam a 23%.

Deste total, 12% disseram que se as eleições fossem hoje votariam em branco ou anulariam seus votos. Já 11% dos entrevistados admitiram que ainda não sabem em quem votar para o Palácio Laranjeiras. Apenas 1% preferiu não responder à pergunta.

Enquanto Cabral aparece no levantamento como o preferido do povão – tem 45% dos votos dos que ganham de 1 a 2 salários mínimos, e 28% dos
que ganham o mínimo –, o deputado Fernando Gabeira é o escolhido da chamada classe A: 48% dos eleitores que ganham entre 5 e 10 mínimos.

Nas classes C e D, Cabral rivaliza com Garotinho. O ex-governador tem 34% das intenções de votos entre os eleitores que recebem até 1 salário mínimo, contra 28% de Cabral, entre a mesma faixa salarial. O levantamento foi realizado antes de o TRE-RJ tornar Garotinho inelegível por três anos, por abuso de poder econômico (o ex-governador recorreu da decisão).

Pesquisa registrada no TSE sob o número nº 12414/2010

Nenhum comentário: