terça-feira, 14 de setembro de 2010

Análise política de Campos

O advogado Cláudio Andrade fez uma análise perfeita da atual situação política de Campos.

Acompanhem:

Hoje li na versão on line da Folha da Manhã que o Prefeito interino Nelson Nahim poderá formar uma chapa com o médico e vereador Abdu Neme, para concorrer a possível, mas não certa eleição suplementar.


Não restam dúvidas de que a composição de uma chapa depende de muito diálogo e aceitação dos líderes correspondentes de cada partido. No caso em questão Garotinho e Alexandre Cardoso teriam que dialogar, mesmo sendo atualmente, adversários políticos ferrenhos.


A divulgação contida no periódico campista necessita de uma manifestação de Nahim. Digo isso pois ele tem sido o primeiro a pregar união no grupo, logo o silêncio acerca da matéria deixa dúvidas perigosas acerca de seu posicionamento.


Por outro lado, Nahim não possui condições de ser candidato por outra legenda devido a questão temporal mínima exigida de um ano. Garotinho também não gostaria de ver o seu irmão fazendo campanha para outro candidato, logo, ao meu sentir, a chapa Nahim/Abdu só irá acontecer se houver chancela do ex-governador.


Atualmente, trata-se de um sonho improvável.


A fidelidade nos acordos também será uma questão a ser resolvida de forma clara, como bem afirma Abdu.


Para os que ainda não sabem, Nelson uma vez escolhido e eleito, cumprirá o restante do mandato de Rosinha, sendo possível concorrer a reeleição. Nesse contexto, fica a pertinente indagação: o vereador Abdu teria a vaga no caso de uma reeleição em 2012?


Também não podemos descartar a hipótese de uma manobra inteligente de Nahim. Na hipotética eleição suplementar venceria com Abdu e depois trocaria de partido, na qualidade de Prefeito e concorreria a reeleição para um mandato de quatro anos fora do PR e da ingerência de Anthony Matheus.


Qual seria o motivo para não perder o mandato por infidelidade? Resposta: perseguição política.

Para não esquecer, como hipótese surreal mas possível dentro do jogo, não podemos afastar a possibilidade de que tudo que vem sendo costurado tenha o aval do ex-prefeito e candidato a deputado federal. Nesse caso, o motivo é outro e optamos por não especular.


Não restam dúvidas que estamos no campo hipotético, mas em Política tudo é possível quando envolve o jogo de poder.


Cláudio Andrade.

Nenhum comentário: