sexta-feira, 18 de março de 2011

Manifestantes protestam contra visita de Obama no Centro do Rio




Manifestantes protestam no fim da tarde desta sexta-feira (18), no Centro do Rio, contra a visita do presidente norte-americano, Barack Obama, ao Brasil.

De acordo com a polícia, cerca de 200 pessoas estão na Cinelândia e também há manifestantes em frente ao Consulado americano.

Obama deve chegar ao Brasil neste sábado. Ele passa o dia em Brasília e dpois segue para o Rio de Janeiro, onde fica até segunda-feira (21).

Segundo a assessoria de imprensa do PSTU, partido organizador do protesto, 15 manifestantes foram detidos, sendo 10 integrantes do partido. "Por tradição, fazemos manifestação e não concordamos com qualquer tipo de violência. Não queremos desmoralizar nossos atos", afirmou o assessor do partido, Rodrigo Noel.

Informações iniciais dão conta de que um funcionário do consulado americano teria ficado ferido durante o protesto, sem gravidade.

Manifestante nega uso de coquetel molotov
Márcia Lopes, da direção do PSTU no Rio de Janeiro, negou que os manifestantes tenham jogado um coquetel molotov contra o consulado. “A polícia reagiu com violência contra um protesto pacífico”, disse ela ao G1.

Ela afirmou, no entanto, que houve fogo durante a manifestação. “Teve fogo vindo da polícia. Se isso [o coquetel molotov] aconteceu foi coisa de infiltrado. Não era a orientação do partido”, disse ela.

Márcia também disse que a “polícia acompanhou a manifestação o tempo todo”. Após a confusão, segundo ela, cerca de 150 pessoas foram colocadas sentadas na Candelária para serem revistadas. “Estamos aqui, esperando a revista”, disse Márcia.

A militante afirmou que “um grupo imenso” de pessoas foi detido. Entre elas estariam membros da direção estadual e da juventude do PSTU.

“Nossa intenção era protestar contra o Obama, contra a presença de tropas brasileiras no Haiti e contra esse ataque que está para acontecer na Líbia”, disse ela.

Fonte: G1

Nenhum comentário: