domingo, 21 de junho de 2009

Sérgio Cabral na frente

O governador Sérgio Cabral (PMDB) seria reeleito para o governo estadual se as eleições fossem hoje, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS). Cabral venceria todos os nomes apontados como pré-candidatos em 2010. A vitória porém, só seria definida no segundo turno, de acordo com Geraldo Tadeu, do IBPS.

“O patamar dele ainda não garante vitória no primeiro turno”, afirma Tadeu. Ele explica, no entanto, que para haver o segundo turno será necessário que no primeiro haja pelo menos três candidatos com intenções de votos entre 5% e 10% disputando com Cabral. “Se não, ele leva no primeiro”, afirma Tadeu.

“O patamar dele ainda não garante vitória no primeiro turno”, afirma Tadeu. Ele explica, no entanto, que para haver o segundo turno será necessário que no primeiro haja pelo menos três candidatos com intenções de votos entre 5% e 10% disputando com Cabral. “Se não, ele leva no primeiro”, afirma Tadeu.

A disputa mais acirrada para o governador é contra o deputado Wagner Montes (PDT). No primeiro turno eles estão tecnicamente empatados: 25% a 22%. No segundo, Cabral venceria por 54% a 46%. Wagner e Cabral também estão empatados na capital (24% a 23%) e na Região Metropolitana (25% a 23%), mas o governador vence com boa margem no interior. Ele tem 31% e Wagner, 14%.

No interior, Cabral está na frente também do ex-governador Anthony Garotinho, que trocou o PMDB pelo PR para tentar voltar ao governo. Cabral lidera na região, nos dois cenários pesquisados. Ele cresceu no interior após ter intensificado viagens aos municípios.

Os números do IBPS mostram porém, que Fernando Gabeira (PV) também pode incomodar Cabral. Apontado como pré-candidato da coligação PV-PSDB-DEM, Gabeira cresceu 6% nas intenções de votos entre maio e junho, empatando tecnicamente com Wagner no segundo lugar, no cenário em que o pedetista integra a lista de concorrentes ao governo.

Gabeira é o preferido dos eleitores da capital, com 28%. Ele ganha de Cabral em três das quatro áreas pesquisadas pelo IBPS no Rio, perdendo apenas na Zona Oeste, por 25% a 19%. Lindberg Farias, que briga com a direção do PT para disputar o governo, perde votos quando Wagner e Gabeira entram na disputa. Sem eles, o petista tem 10% (4º lugar), mas cai para 6% (5º) com a entrada dos dois.

O IBPS avaliou também opinião sobre o governo Cabral. O governador cresceu na avaliação positiva (bom mais ótimo) de março para junho, passando de 32% a 43%. O IBPS ouviu 1.106 eleitores, por telefone, em 35 municípios. A pesquisa foi feita com recursos próprios, entre os dias 16 e 18. A margem de erro é de 3 pontos.

A briga pelas duas vagas de senador que estarão em disputa em 2010 está mais acirrada do que a de governador. Cinco nomes estão embolados na frente: Marcelo Crivella (PRB), Fernando Gabeira (PV), Denise Frossard (PPS), Jandira Feghali (PCdoB) e Benedita da Silva (PT). “Estão todos tecnicamente empatados”, avalia Geraldo Tadeu.

A surpresa para ele foi a ex-juíza Frossard, que não havia sido incluída em pesquisas anteriores. Afastada da política desde que perdeu o governo para Sérgio Cabral, em 2006, segundo Tadeu, ela mostrou que tem eleitores fiéis. Quem continua mal é o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB). Apesar de já estar em pré-campanha, com apoio do governador Sérgio Cabral, do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e de vários prefeitos do interior, Picciani mantém apenas 1% de intenções de votos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cabral é um bom administrador!

Anônimo disse...

Cabral é um ladrão isso sim run ;/