segunda-feira, 4 de maio de 2009





Foi uma final digna de um Campeonato Carioca. Em uma partida eletrizante, com direito a pênalti perdido, expulsão, lindos gols e decisão por pênaltis, melhor para o Flamengo que venceu por 4 a 2, após o empate em 2 a 2 no tempo normal e tornou-se recordista de títulos estaduais, com 31 conquistas, uma a mais que o Fluminense. O herói do domingo rubro-negro foi o goleiro Bruno, que pegou um pênalti no segundo tempo e dois nas cobranças decisivas.
O jogo começou muito truncado, com a duas equipes marcando muito forte. Apesar disso, a primeira falta só aconteceu quase aos três minutos, um pouco antes da primeira boa descida do Flamengo, aos 5. Wiilians chegou à linha de fundo e cruzou, mas a zaga afastou o perigo.
Os alvinegros deram a resposta aos 6. Leandro Guerreiro desceu pela esquerda e soltou uma bomba, que desviou em Fábio Luciano e saiu. Após as duas boas descidas, parecia que a partida ia "engrenar", mas o jogo seguiu muito concentrado no meio-campo, com os dois times tocando muito a bola e se estudando.
Assim, as chances de gol ficaram restritas as jogadas de bola parada. E foi dessa forma que o rubro-negro abriu o placar, aos 20 minutos. o zagueiro Emerson fez falta no xará rubro-negro e foi punido com o cartão amarelo. Na cobrança, Renan saiu mal do gol, mas a zaga afastou. No rebote, porém, Kleberson tocou de cabeça por cima do goleiro do Botafogo. Ronaldo Angelim ainda tocou na bola, mas o árbitro deu o gol para o pentacampeão: 1 a 0 Fla.
O gol pareceu deixar o time de General Severiano atordoado e o Fla seguiu pressionando. O Alvinegro só chegou novamente aos 28. Victor Simões recebeu lançamento no mano a mano com Fábio Luciano, mas o capitão rubro-negro levou a melhor, e saiu jogando. Aos 31, Túlio Souza cobrou falta pela esquerda e acertou o travessão de Bruno.
O Fla voltou a assustar aos 35. Juan cobrou falta da direita, a bola pasou por todo mundo e Renan salvou o que seria o segundo gol rubro-negro. Porém, três minutos, depois, não teve jeito do camisa 1 evitar que o rival ampliasse. Após falta na itermediária, Kleberson soltou uma bomba indefensável no ângulo esquerdo de Renan: 2 a 0.
Logo depois da saída de bola, Victor Simões arriscou de longe e a bola passou muito perto, rente à trave esquerda. Na volta do intervalo, o Botafogo teve a seu favor um pênalti e a chance de mudar o jogo. Após disputa na área, a bola bateu no braço de Juan e o árbitro Péricles Bassols assinalou a penalidade, logo no primeiro minuto da etapa final. Na cobrança, Victor Simões bateu no canto esquerdo de Bruno, que fez uma linda e importante defesa.
Aos seis minutos, após cruzamento na área, Victor Simões matou no peito com estilo, mas concluiu mal, por cima do gol. Com Jean Carioca no lugar de Emerson, o Alvinegro voltou bem melhor, dominando a partida e jogando no campo do adversário. Aos 13, porém, o Fla mostrou que poderia ser perigoso no contra-ataque. Emerson foi lançado, Renan saiu do gol, na intermediária, foi driblado pelo atacante, mas a zaga se recuperou evitou o terceiro.
Mesmo com a chance perdida pelo Fla, o gol do Botafogo parecia ser uma questão de tempo. E não demorou muito para o Alvinegro diminuir. Aos 16, Juninho cobrou uma linda falta no ângulo direito de Bruno: 2 a 1
A torcida ainda comemorava o primeiro gol, quando o time marcou o segundo. Leandro Guerreiro lançou Alessandro, que desviou de cabeça e colocou Túlio Souza na cara do gol. O atacante, com um toque sutil, desviou de Bruno e deixou tudo igual: 2 a 2.
O Fla só acordou depois que sofreu o segundo gol. Aos 22, Juan fez boa jogada pela esquerda e tocou para Ibson que chutou forte para a excelente defesa de Renan. A partir daí o jogo pegou fogo. O Fla tentou impor uma pressão, mas o Botafogo tinha mais posse de bola e levava mais perigo.
Aos 34, Emerson ganhou de Leandro Guerreiro na corrida e cruzou para Obina, que pegou muito mal na bola. Três minutos depois, Alessandro cruzou para Victor Simões, mas Airton conseguiu desviar para escanteio antes que o atacante pudesse completar para o gol.
A última chance do jogo foi do Fla, aos 45. Na itermediária, Juan bateu falta na marca do pênalti. Renan saiu pra socar a bola, que foi para trás, saindo em escanteio. Na cobrança, Fábio Luciano colocou a mão na bola, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Bruno brilha nos pênaltis
kléberson foi o primeiro a bater e abriu o placar para o Fla, soltando uma bomba no canto direito de Renan, que ainda tocou na bola. Léo Silva, com muita categoria, deixou tudo igual. Em seguida, Juan bateu do lado esquerdo do goleiro e fez.
Juninho, que já havia marcado um golaço, chutou forte no meio do gol mas Bruno, com o pé, defendeu. Airton foi o terceiro cobrador do Fla e bateu muito bem, do lado direito de Renan. Gabriel acertou sua cobrança e manteve o Bota na briga.
Léo Moura, batendo no meio do gol, manteve os 100% de aproveitamento do Fla. Leandro Guerreiro foi o quarto batedor do Alvinegro. Ele teria que marcar para manter o time com chance de empatar a série. Mas Bruno pegou o terceiro pênalti do jogo e deu o tri ao Flamengo.


Nenhum comentário: