domingo, 8 de fevereiro de 2009

Rosinha em Brasília por investimentos para Campos


Com uma agenda que inclui encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, posse na Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup) e audiência com ministros, a prefeita Rosinha Garotinho embarca, na manhã de segunda-feira (09), rumo à Brasília. Rosinha vai apresentar propostas de parcerias em áreas distintas, como Meio Ambiente e desenvolvimento, com ênfase para a implantação do complexo portuário Farol-Barra do Furado.

Rosinha embarcará no aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, às 9h50. A previsão é chegar à capital às 11h35. Às 14h, terá seu primeiro compromisso: participar da assembléia geral da Anamup. A associação, que reúne prefeitos de 937 municípios produtores de energia, petróleo e minério, terá a prefeita campista empossada em sua mesa diretora. Ainda na segunda-feira, a prefeita tem jantar marcado com o diretor de governo do Banco do Brasil, Sérgio Nazaré.

Na terça-feira, Rosinha começa o dia no Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, às 8h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A abertura oficial, feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acontecerá às 14h.

O momento contará com a participação de diversas autoridades, como o ministro de estado chefe da secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, José Múcio Monteiro Filho; ministros de estado; presidentes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, BNDES e Tribunal de Contas da União (TCU); o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda; o presidente da Associação Brasileira de Municípios, José do Carmo Garcia; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski; o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, João Paulo Lima e Silva; conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal (também presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo), Jorge Gerdau; e o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Victor José Faccioni.

Luta pelos royalties - Às 15h, a prefeita estará em audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer, em seu gabinete. Rosinha quer uma audiência com o presidente do Senado, José Sarney, para discutir a proposta de votação na redistribuição dos royalties. Ela quer salientar a importância de manter os royalties entre os municípios produtores, já que o valor depositado na conta dos municípios é referente a uma compensação em forma de indenização, pelos impactos sofridos com as atividades produtivas.

Às 17h, Rosinha participará do 1º Painel do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que discutirá o plano de desenvolvimento da Educação e Saúde. Os palestrantes serão os próprios ministros das pastas, respectivamente, Fernando Haddad e José Gomes Temporão. Prefeitos com experiências bem sucedidas farão depoimentos.

Às 18h, Rosinha se encontrará com o ministro Pedro Brito, da Secretaria Nacional dos Portos, a quem pedirá o engajamento do Governo Federal na implantação do "by pass", uma obra que permitirá a transferência de sedimentos, que beneficiará não só os municípios de Campos e Quissamã, mas também o próprio governo do estado do Rio, criando mais de 1.700 empregos diretos e inúmeros indiretos, além de atrair novas empresas e impulsionar o desenvolvimento da região, além de estabelecer o equilíbrio ecológico. O último compromisso da segunda-feira é o coquetel oferecido pelo Banco do Brasil para os prefeitos participantes do encontro.

PAC - Na quarta-feira, a prefeita participará, pela manhã, do segundo painel do encontro, que terá como foco a agenda social, que inclui Bolsa Família, Cultura e Territórios da Cidadania. Os temas serão discutidos pelos ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Juca Ferreira (Cultura), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário).

À tarde, o terceiro painel discutirá as ações propostas pelo Governo Federal para estimular o crescimento e impacto dos municípios, através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, será a principal palestrante, além do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto.

O quarto painel terá início logo em seguida, com a continuidade de discussão do PAC, desta vez abordando Habitação e Saneamento Ambiental. Os palestrantes serão os ministros Márcio Fortes (Cidades), Carlos Minc (Meio Ambiente), além dos presidentes da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Francisco Danilo Forte.
Fonte - PMCG

Nenhum comentário: