sábado, 5 de dezembro de 2009

Prova de Fogo



O Maracanã vai ser colocado a prova neste Domingo. Na verdade, não só o Maracanã, mas a capacidade do Rio de Janeiro de realizar, com a necessária segurança e civilidade, um evento esportivo de grandes proporções.

Como se sabe, daqui a pouco mais de 4 anos, estaremos recebendo uma Copa do Mundo e, 2 anos depois, os Jogos Olímpicos. É verdade que até lá o governo do Estado do Rio de Janeiro já deverá ter promovido as obras de reforma e adequação do Complexo do Maracanã, necessárias para transformar um equipamento velho e obsoleto num estádio moderno, eficiente e seguro, apto a receber, com a devida grandiosidade, a partida final de uma Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

É verdade, também, que o Rio já realizou, com sucesso, outros eventos esportivos grandiosos, e os jogos Pan Americanos de 2007 são o melhor exemplo. No entanto, bastaria um problema de maiores proporções no jogo deste Domingo para macular o sucesso de eventos anteriores e reacender a discussão sobre a capacidade do Rio para realizar eventos esportivos de grande porte.

Será um teste de fogo. O Maracanã já recebeu, este ano, jogos em que o público atingiu sua lotação máxima oficial. Mas, no caso do jogo deste Domingo, há alguns ingredientes e diferenças importantes. Teremos, no domingo, o último jogo do campeonato, envolvendo o clube de maior torcida do Brasil e, talvez, do mundo, com chances reais de sagrar-se campeão brasileiro após um jejum de 17 anos. A quantidade de pessoas dispostas a ir ao jogo é milhares de vezes superior à capacidade do Estádio. O jogo será realizado às vésperas da eleição do novo presidente do Flamengo. Além disso, estamos no final do ano, a poucas semanas do Natal e Réveillon, com eleições marcadas para daqui a menos de um ano.

Não custa lembrar que o Brasil – e o nosso Rio de Janeiro não foge a essa regra – tem um longo histórico de práticas clientelistas, troca de favores, “carteiradas” e outras práticas do gênero em que o poder, seja ele qual for, é usado em benefício pessoal de uns e outros. Além disso, o sistema de venda de ingressos do Maracanã é totalmente inapropriado, ultrapassado e já se tem notícias de ingressos falsos e cambistas cobrando preços extorsivos por ingressos de procedência duvidosa. Por tudo isso e considerando os outros elementos acima mencionados, não é difícil de imaginar um Maracanã super lotado neste domingo, com uma quantidade de pessoas muito superior à sua capacidade regular, criando um risco de uma catástrofe sem precedentes. Não custa lembrar, ainda, que, na última vez que o mesmo Flamengo disputou uma final do campeonato brasileiro, centenas de torcedores despencaram da arquibancada, quando uma grade de proteção cedeu por conta da superlotação.

Como se nota, tem-se aí uma fórmula explosiva capaz de transformar um lindo espetáculo em uma grande tragédia. Se tudo correr bem, teremos aproximadamente 90 mil pessoas dentro do Maracanã e mais outras tantas nos arredores, torcendo por um único time, esperando o momento de comemorar o hexacampeonato brasileiro. No entanto, se as autoridades não tomarem as devidas precauções, a possibilidade de ocorrer um incidente de graves proporções pode ser altíssima.

Portanto, a SUDERJ, a CET-RIO, a Guarda Municipal, a Secretaria de Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros e todas as demais autoridades envolvidas, direta ou indiretamente, na organização desse grandioso evento esportivo terão uma oportunidade de ouro para mostrar para a FIFA, para o COI e para o mundo, que possuem competência, responsabilidade, profissionalismo e capacidade de organização de um evento esportivo de grande mobilização popular como o que teremos neste Domingo.

Boa sorte ao Flamengo, aos que forem ao Maracanã torcer e a todos que estão envolvidos na organização deste jogo. Que tudo corra bem e o Maracanã seja o palco de um lindo e inesquecível espetáculo

Nenhum comentário: