quinta-feira, 18 de março de 2010

Esqueceram do discurso

Mesmo com toda a chuva que caiu principalmente na parte da tarde, no Centro do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (17/03), mais de 80 mil pessoas, segundo estatística da Polícia Militar, compareceram a manifestação "Contra a covardia- em defesa dos royalties".

Os manifestantes saíram da Candelária e pela Avenida Rio Branco seguiram até a Cinelândia, onde aconteceu a grande concentração. Artistas de diversos setores, como a apresentadora Xuxa Meneguel e a atriz Letícia Spiller participaram do ato público.

A grande surpresa foi o anúncio feito pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, de que não haveria discurso, nem mesmo do Gorvenador Sérgio Cabral. É que depois de se reunir na Câmara dos Vereadores com os políticos presentes, entres eles os Senadores Dornelles, Magno Malta, Paulo Duque e Crivella; o Governador Paulo Hartung, do Espírito Santo e os dezenas de prefeitos que compareceram, Sérgio Cabral anunciou aos políticos presentes a decisão de não haver pronunciamentos.

Cabral afirmou que a opção se deu porque considerou que “o recado já estava dado”. Apenas o prefeito Eduardo Paes agradeceu à presença de todos para que as apresentações pudessem ser iniciadas.

"A hora agora é da interação da população com os artistas. Mostramos que estamos unidos e que a hora é de um discurso único em defesa do Rio", ressaltou.

A Prefeita de Campos e presidente da Ompetro, Rosinha Garotinho, se mostrou indignada.

"Não vim para o manifesto para ficar isolada do povo, não faço questão de falar, se fosse o caso cederia espaço para que só o governador falasse e eu sugeri isso, mas ele achou melhor ninguém falar. As pessoas vieram aqui para ouvir as autoridades e as autoridades não falaram. Eu não trouxe cerca de 10 mil pessoas de Campos em mais 150 ônibus para ver show. As pessoas queriam ouvir o clamor das autoridades", disse a prefeita, visivelmente indignada com a decisão do governador Sérgio Cabral de permitir que apenas os artistas falassem durante a manifestação.

A Prefeita ressaltou ainda, que todos sabem de suas divergências políticas com o governador Sérgio Cabral, mas também conhecem sua luta em defesa dos royalties.

"Esta não é uma luta partidária. Se este movimento fosse político, eu não estaria aqui no mesmo palanque que o governador", destacou a prefeita

Os prefeitos de Quissamã, Armando Carneiro; de São João da Barra, Carla Machado; de Macaé, Riverton Mussi e de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, também estiveram presentes a manifestação e participaram da reunião com o Governador.

O POVO NA RUA
Milhares de pessoas ocuparam a Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro, depois de terem saído da Candelária, com destino a Cinelândia, onde aconteceu a mega manifestação contra a redistribuição dos royalties do pós-sal, proposta pela emenda do deputado Ibsen Pinheiro, aprovada na última semana na Câmara dos Deputados e que seguiu para o Senado.

Além do Governador Sérgio Cabral, prefeitos de todos os municípios do Rio de Janeiro e diversas autoridades, como os deputados federais Geraldo Pudim (PR), Arnaldo Vianna (PDT), Bernardo Ariston (PMDB) e Hugo Leal (PSC). Os Prefeitos saíram do Palácio Guanabara junto do Governador.

Nenhum comentário: