terça-feira, 9 de março de 2010

Lula ataca o jornal O GLOBO

Lula ataca O GLOBO e defende participação de Dilma em inauguração de hospital no Rio

RIO - Em entrevista à Rádio Melodia nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a participação da ministra-chefe da Casa civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, na inauguração do Hospital da Mulher Heloneida Studart, construído em São João de Meriti (RJ) . Dilma participou do evento ao lado do governador Sérgio Cabral (PMDB), pré-candidato à reeleição. Lula atacou a manchete do GLOBO, que destacava o fato de Dilma participar da inauguração de um hospital que não recebeu verbas federais. - Eu vi que a grande notícia de um jornal do Rio de Janeiro não é para o que serve o Hospital da Mulher, que foi inaugurado ontem, mas é por que a dona Dilma vem numa obra que não é do governo federal. Imagina a distorção da informação ao nosso leitor. Ora, porque qualquer pessoa de consciência imaginaria o seguinte: por que o governo do Rio de Janeiro teve dinheiro para fazer um hospital dessa magnitude? É porque a parceria com o governo federal permitiu que colocássemos dinheiro em outra área e desafogássemos o governo estadual para fazer esse investimento. Qualquer pessoa menos medíocre saberia analisar assim - justificou.

Para o presidente, a preocupação do jornal era "politizar" a presença de Dilma no evento.

- Quando a pessoa, ao invés de dar a informação, se preocupa em politizar de forma desinformada e eu diria até de certo baixo nível, realmente o povo fica sem saber o que está acontecendo.

Mais tarde, em visita à favela da Rocinha, Dilma, por sua vez, voltou a afirmar que houve parceria federal com o governo do estado na construção do Hospital da Mulher em São João de Meriti, na Baixada. A ministra, porém, não deu detalhes:

- Tem sim (participação do governo federal). Até porque nós sabemos que o que é muito caro de fazer é manter o hospital funcionado. É pagar aos médicos, garantir todo o atendimento, o que a gente chama de custeio.

Em Meriti, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, justificou a participação da ministra na inauguração, que teve militantes do PT e do PDT, carros de som da prefeitura de Mesquita pedindo votos para Dilma e distribuição de lanches. Segundo ele, o governo Sérgio Cabral pôde fazer o hospital porque o governo Lula investiu em outras áreas da saúde no Rio.

NOTA DA REDAÇÃO: "Mais uma inauguração serviu de precário biombo para um mal dissimulado comício da candidata Dilma Rousseff, fora de todos os prazos estabelecidos pela legislação eleitoral." A advertência já constava de editorial do GLOBO em 22 de janeiro último - e de lá para cá a situação só se intensificou, mas parece que o que incomoda mesmo o presidente Lula é o fato de a imprensa estar vigilante ao uso da máquina pública em favor de sua candidata. Pelo raciocínio presidencial exposto nos palanques da vez, ontem no Rio, para justificar a presença da ministra Dilma na inauguração de um hospital sem qualquer verba federal, conclui-se que todas as obras do país só são possíveis graças ao governo Lula. Não é de se admirar, portanto, se em breve a candidata Dilma vier ao Rio para inaugurar algumas "obras federais", como a barreira acústica da Linha Vermelha , o asfaltamento de ruas, a despoluição da Lagoa, a limpeza de bueiros ou um novo choque de ordem.

Nenhum comentário: