sábado, 25 de abril de 2009

Dilma trata de câncer e médicos dizem que chance de cura é alta

A ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, está mesmo em tratamento para combater um câncer linfático, que surgiu em sua axila esquerda. O problema foi descoberto há mais ou menos 30 dias, durante examos de saúde de rotina. A oncologista Yana Novis, que assiste a ministra, garantiu que a doença está em estágio inicial e que as perspectivas de recuperação são muito boas. Para os outros médicos, as chances de cura total são de 90%. Dilma falou hoje com os jornalistas no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e deixou claro que a doença não se espalhou para outros órgãos (metástase), mas que o tratamento de quimioterapia é necessário:

-Como qualquer pessoa, fazer quimioterapia é algo desagradável. Mas vou ter um processo de superação desta doença.

Ainda de acordo com a médica Yana, a ministra e principal candidata do PT à sucessão do presidente Lula terá que se submeter ao tramento por quatro meses, com sessões a cada três semanas. O linfoma, um tumor malígno no gânglio linfático, tinha 2 centímetros.

A ministra garantiu que está confiante na recuperação plena e que não quer alterar seu ritmo de trabalho. “Este será mais um fator para impulsionar meu trabalho”. Ela colocou um cateter hoje, o que vai facilitar o recebimento dos medicamentos nos próximos meses.

Nenhum comentário: