quinta-feira, 23 de abril de 2009

Vem aí a geladeira de R$ 500

Depois da redução do IPI para todos os modelos de refrigeradores, dentro de 15 dias o governo deverá anunciar o seu programa de troca de geladeiras para as famílias de baixa renda. A idéia é que a indústria desenvolva um produto de até 500 reais, com baixo consumo de energia e menos poluente. Antecipado pelo ministro do Meio-Ambiente, Carlos Minc, o programa foi confimado hoje pelo seu colega de Minas e Energia, Edison Lobão.

Serão substituídos os modelos com 10 ou mais anos de uso e o programa funcionará da seguinte forma: o interessado vai a uma loja para a compra do novo produto e a geladeira velha será retirada de sua casa pela distribuidora, que se encarregará de eliminar, de forma segura, o CFC, o gás clorofluorcarbono, extremamente poluente.

No primeiro ano do programa, o governo pretende trocar um milhão de geladeiras; dois milhões no segundo ano; e um total de 10 milhões em uma década. Os refrigeradores antigos serão reciclados por metalúrgicas e outras fábricas que trabalham com material plástico. Segundo Lobão, com a definição do modelo, ganha-se na escala da produção e, por isso, o preço de até 500 reais é absolutamete factível.

Nenhum comentário: