quinta-feira, 26 de março de 2009

Datafolha avalia governadores

O Datafolha divulga hoje a pesquisa sobre a avaliação dos governadores de nove Estados e mais o Distrito Federal. Desses, o melhor avaliado é o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, do PSDB, que disputa com o José Serra, de São Paulo - o quatro colocado no ranking - a legenda dos tucanos para a disputa da Presidência da República no próximo ano.

O governador do Rio, Sergio Cabral, é o penúltimo colocado. Esse é o quadro geral.

1 – Aécio Neves, Minas – Ganhou nota 7,6 numa escala de zero a dez. O fato de ser bem avaliado no Estado é bom internamente, embora isso não dê a Aécio projeção nacional. José Serra, até mesmo porque já disputou uma eleição presidencial, é nome muito mais conhecido no país.

2 – Eduardo Campos, Pernambuco – Era o quarto colocado e agora saltou para o segundo, com a nota 7,0. Isso o ajuda na tentativa de reeleição pelo PSB. Seu grande adversário é o candidato do PT, o ex-prefeito de Recife. Lá, o senador Jarbas Vasconcellos, que já governou o Estado duas vezes, também entrará na disputa.

3 – Cid Gomes, Ceará – Teve nota 6,9. Também é candidato a reeleição com grandes chances. Tem o apoio do irmão Ciro, também do PSB, e por tabela do senador Tasso Jereissati, do PSDB.

4 – Roberto Requião, Paraná – O governador do PMDB teve média 6,6, mas tudo leva a crer que não terá força, e votos suficientes, para fazer seu sucessor. Lá deverá ganhar o PSDB.

5 – José Serra , São Paulo – Teve a mesma nota de Requião, mas ficou em quinto lugar pelo critério de desempate: a popularidade. Segundo explica Katia Seabra, no “cálculo do índice de popularidade, criado pelo Datafolha, subtrai-se a avaliação negativa (ruim e péssimo) da positiva (ótimo e bom). O resultado é somado a 100. Como o índice de popularidade de Requião é de 143, um ponto à frente de Serra (142), o peemedebista passou o tucano.

6 – José Roberto Arruda, Distrito Federal – Pulou do nono para o sexto lugar. Em 16 meses passou de 38 para 59% seu índice de aprovação. O governador do DEM é candidato a reeleição e seu maior rival é o antecessor Joaquim Roriz, do PMDB. Sua nota é 6,4.

7 – Jacques Wagner, Bahia – Permanece em sétimo lugar, mas a taxa de aprovação do governo petista subiu de 30 para 44%.. Também teve 6,4.

8 – Luiz Henrique Silveira, Santa Catarina – Caiu do sexto para o oitavo lugar. Em seu Estado, a mais forte candidata é a adversária Angela Amin.Está com 6,3%.

9 – Sergio Cabral, Rio de Janeiro – O principal aliado do PT no Sudeste é o vice-laterna. A sua colocação é comemorada pelos serristas, já que Cabral é aliado da ministra Dilma Roussef. Ele trabalhou esses dois anos para ser seu vice. O PMDB, mesmo com o apoio de Lula no Rio, terá uma campanha dura. Sua nota foi 6%.

10 – Yêda Crusis, Rio Grande do Sul – A governadora do PSDB é a última colocada e o melhor que tem a fazer é desistir da reeleição. Sua nota: 4,3%

O Datafolha ouviu 10.664 eleitores nos nove Estados e mais o DF. A margem de erros é de dois pontos, para mais e para menos, em São Paulo; três pontos nos demais Estados; e quatro pontos no Distrito Federal

Nenhum comentário: