terça-feira, 17 de março de 2009

pesquisa aponta Wagner Montes na frente

O Deputado estadual Wagner Montes (PDT) lidera as intenções de voto na disputa para o governo estadual, em 2010, de acordo com pesquisa do Instituto IBPS divulgada ontem. Se a eleição fosse hoje, Wagner venceria até o governador Sérgio Cabral (PMDB), que deve concorrer à reeleição.
O pedetista teria 27% dos votos, contra 24% de Cabral.

Para o Senado, a briga está acirrada entre Fernando Gabeira (PV), Marcelo Crivella (PRB) e Jandira Feghali (PCdoB). Gabeira teria 14% dos votos, Crivella e Jandira, 13% cada. Em 2010 serão eleitos dois senadores por estado.

O IBPS entrevistou 1.105 pessoas por telefone, entre os dias 9 e 13. O candidato com maior rejeição, tanto para governador como para senador, é o ex-governador Garotinho (PMDB): 27% dos eleitores não votariam nele para o governo estadual e 17% o recusam para o Senado.

OBSTÁCULOS À REELEIÇÃO

O presidente do IBPS, Geraldo Tadeu, explicou que os dados refletem o quadro atual: “Muita água ainda vai rolar”. Ele alertou que a pesquisa mostra que a possibilidade de reeleição do governador Sérgio Cabral “talvez não esteja tão simples como ele imaginava”.Wagner Montes comemorou o resultado. Apesar de afirmar que pretende disputar a reeleição para a Alerj, ele disse que os números são “mais um recado das ruas para o PDT”, em uma clara referência ao fato de ele ter sido preterido pelo partido em 2008, na disputa pela Prefeitura do Rio, embora liderasse pesquisas na época.

O IBPS avaliou também a opinião dos fluminenses sobre os governos do presidente Lula e do governador Sérgio Cabral. Lula continua com grande aceitação popular no Rio — 53% de aprovação contra 12% de reprovação; Cabral é aprovado por 32% e reprovado por 18% dos eleitores. Para Tadeu, os números mostram que a aliança política entre Cabral e Lula beneficia mais ao governador do que ao presidente.

Nenhum comentário: