quinta-feira, 12 de março de 2009

Eleições 2010 no Rio de Janeiro

Já não está tão longe, falta apenas um ano e meio para que se comece a campanha eleitoral de 2010, quando o Rio de Janeiro escolherá seu novo governador, dois novos senadores, deputados federais, estaduais e, claro, presidente,

Como presidente as coisas cada dia mais dão a entender em uma disputa entre José Serra (PSDB) e Dilma (PT), com Ciro Gomes (PSB) e Heloisa Helena (PSol) correndo por fora. Como ficará as eleições fluminenses?

Aqui vão alguns chutes dos candidatos a governador:

Sergio Cabral (PMDB) – é claro que ele tentará a reeleição, mas a popularidade dele, apesar dos rios de dinheiro gastos em publicidade, que acabam causando este amor da imprensa por ele, não navega em mares de popularidade.

Anthony Garotinho (PMDB, mas deve mudar de partido) – uma incógnita, pode ser odiado na capital mas pelo interior há quem seja apaixonado pelo ex-governador e como Cabral deixou o interior de lado… o grande problema para lançar sua candidatura hoje se chama PMDB, seu partido, que obviamente preferirá o atual governador, devendo Garotinho procurar um novo partido.

Lindbergh Farias (PT) – prefeito de Nova Iguaçu, eleito no 1o turno, é jovem e é ambicioso. Soma-se que pode surfar nas ondas do PAC, só que… é o PT do Rio de Janeiro e dependendo da situação nacional e dá vontade de seus correlegionários por cargo poderá nem ser candidato

Cesar Maia (DEM) – o ex-prefeito do Rio terá aí um ano para caminhar pelo interior, Baixada Fluminense e tentar aumentar seu prestígio na capital e ainda poderá contar com um chapa em que terá José Serra (PSDB) candidato forte a presidente e, quem sabe, Fernando Gabeira (PV) para o Senado. Não seria nada mal.

Fernando Gabeira (PV) – a candidatura dele vem sendo ventilada, afinal, perdeu por pouquíssimos votos a prefeitura do Rio de Janeiro. Pode não sair candidato se repetir a composição nacional do seu partido com o PSDB, o DEM e o PPS. E o DEM já falou que vai ter candidato próprio.

Pelo menos uma coisa será certa se for este quadro em 2010, mesmo sem Lindbergh, a eleição de 2010 do Rio de Janeiro será a mais interessante desde 1992 quando Cesar Maia se candidatou a prefeitura do Rio. Só de imaginar um debate entre Cabral, Maia e Garotinho já é de delirar.

Nenhum comentário: