quarta-feira, 11 de março de 2009

Garotinho sairá do PMDB para disputar o governo do Rio

Senado ou Câmara dos Deputados? Nem uma coisa nem outra. O ex-governador Anthony Garotinho concorrerá em 2010 ao cargo que já ocupou. A decisão foi tomada esta semana e uma das legendas prováveis de sua candidatura é o PTB. Segundo um dos assesores mais próximos do ex-governador, a candidatura, embora tenha sua independência, agrada em cheio aos tucanos e ao governador José Serra:

-A decisão de Garotinho não significa o fim do acordo PSDB/PV para o lançamento de Gabeira. Ele é o preferido de Serra, vai tomar votos de Sérgio Cabral na sua tentativa de reeleição e em nada afetará Garotinho, que correrá numa faixa mais popular. É o mundo ideal para o PSDB no Rio de Janeiro, onde as eleições presidenciais poderão ser decididas. Se o Lula não tiver aqui a votação que recebeu nas duas últimas eleições, as chances de Serra aumentam consideravelmente.

O mesmo assessor alerta, porém, que Garotinho buscará acordos firmes e sérios:

-Ele é uma moeda importante no quadro eleitoral do Rio. Se alguém quiser procurá-lo para depois vendê-lo (leia-se traição) é melhor que não saia do lugar onde está.

-A decisão está tomada, não sei ainda por qual legenda disse antes de pedir licença ao repórter para retornar uma ligação de Aloysio Nunes Ferreira, chefe da Casa Civil do governo José Serra.
Garotinho, por discrição, não revela detalhes da conversa, mas confirma outros encontros na costura política que faz para voltar ao governo:

-Estive com o Lindberg, do PT, vou almoçar com o Zito (prefeito de Caxias pelo PSDB e presidente regional do Partido) amanhã no Rei do Bacalhau, ainda esta semana me encontro com o Roberto Jefferson (PTB). Além disso, o pessoal do DEM (Partido Democrata) tem procurado a Clarissa (filha de Garotinho) na Câmara Municipal. Vamos ter um encontro também com o ex-prefeito Cesar Maia.

Sobre a candidatura em si e o possível confronto com Gabeira e Sérgio Cabral, Garotinho é direto:

-Votar no Gabeira para prefeito é uma coisa. Para governador é outra. O eleitor sabe que o governador é o comandante-em-chefe das forças de segurança do Estado. E as posições do Gabeira na questão das drogas em nada ajuda sua candidatura.

-Quando ao Cabral, quero ir ao debate com ele e perguntar. Quantas escolas o senhor construiu? Quantas delegacias? Quantos hospitais? Ele está nervoso. Ele vê pelas pesquisas que seu governo vai muito mal. Os três maiores investimentos em andamento no Estado do Rio (Refinaria de Itaboraí, Porto do Açu e Siedrúrgica do Atlântico) foram idealizados, contratados e inciados no governo Rosinha. Basta pesquisar.

De acordo com outro assesor próximo, o receio dos tucanos de uma campanha da mídia contra Garotinho é infundado e estará neutralizado pela própria aliança:

- Nenhum jornal, rádio, TV ou revista que tenha preferência por Serra vai bater no Garotinho. Afinal ele pode ser a garantia de vitória de Serra no Rio de Janeiro.


Nenhum comentário: