quarta-feira, 4 de março de 2009

Zeca Pagodinho neste sábado no Farol

O cantor Zeca Pagodinho vai encerrar a programação "Verão 2009 é Farol" neste sábado (7), a partir das 23h, no palco oficial, montado na Aldeia do Sol. No show, público vai conferir antigos sucessos, como "Verdade", "Judia de Mim", "Deixa a vida me levar", "Não sou mais disso", "Vai vadiar", "Jura" e músicas do mais recente CD, "Uma Prova de Amor".

Jessé Gomes da Silva Filho nasceu no dia 4 de fevereiro de 1959. Conhecido como Zeca Pagodinho - apelido que ganhou em desfiles no bloco "Boêmios do Irajá" - foi criado em Del Castilho, subúrbio do Rio de Janeiro. Desde pequeno conviveu com o samba e logo ficou conhecido por seus versos e melodias. A partir de 1970, passou a freqüentar as rodas de samba em Cacique de Ramos, na Zona Norte do Rio, lugar consagrado pela expansão do samba nacional.Em 1981, em uma dessas rodas de samba, Zeca foi descoberto pela cantora Beth Carvalho, que por sua vez ficou encantada com o talento do compositor e com a sua habilidade no cavaquinho. Beth o convidou para gravar o samba que ele compôs junto com Arlindo Cruz, "Camarão que Dorme a Onda Leva", música de sucesso até os dias de hoje. Beth tornou-se a madrinha de samba do jovem partideiro.

Um ano mais tarde, aos 23 anos, Zeca participou do disco "Raça Brasileira", ao lado de Jovelina Pérola Negra e Mauro Diniz. O LP teve grande repercussão, com mais de 100 mil cópias vendidas, e abriu portas para a carreira do músico, que em 1986, gravou seu primeiro disco solo, "Zeca Pagodinho", com sucessos, como "Judia de Mim" e "Brincadeira Tem Hora".

Zeca transformou o samba de partido alto e o pagode de fundo de quintal. Entre os mais de 15 discos lançados, destacam-se "Jeito de Moleque" (1988), "Boêmio Feliz" (1989), "Um dos Poetas do Samba" (1992), "Samba pras Moças" (1995) e "Zeca Pagodinho ao Vivo" (1999).Em 2000, Zeca gravou o CD "Água da Minha Sede", que ficou em primeiro lugar nas paradas de sucesso com as faixas "Maneco Telecoteco" e "Jura", trilha sonora da novela "O Cravo e a Rosa".

Em 2002, estourou com o CD "Deixa a Vida me Levar". Em 2005, o disco "Acústico MTV - Zeca Pagodinho" virou sucesso em todo o Brasil, com a participação especial da Velha Guarda da Portela. O ano de 2005 foi de "À Vera", um disco que reúne tudo o que Zeca tem de bom: a malandragem, o partido alto e o romantismo. Traz ainda a participação de Jorge Aragão, Seu Jorge e Marcelo D2, além de Baixinho, caseiro do Zeca, em Xerém.

Mais uma vez, com a presença da Velha Guarda da Portela, Zeca Pagodinho lançou, em 2006, o segundo álbum acústico e o DVD "Gafieira", com a MTV.Colecionador de discos de ouro e platina, Zeca sempre esteve disparado em primeiro lugar nas paradas, com suas músicas contagiantes, que retratam o cotidiano da vida brasileira de forma bem humorada.

Nenhum comentário: